MAURO FRANÇOSO | ENGENHARIA
2016
MECÂNICA E SEGURANÇA DO TRABALHO
(11) 94359-3860
Danos por Combustível Adulterado
"A primeira e mais importante informação que deve saber é que você tem direito a ser reembolsado pelo posto de combustível, caso abasteça seu veículo com um produto adulterado e ele danifique seu automóvel."
Perigos e Danos Causados por Uso de Combustível Adulterado
As primeiras peças que sofrem danificações por conta do combustível alterado são os bicos injetores e as velas de ignição. O combustível sai da bomba do veículo, vai para o bico injetor para produzir a faísca da vela, sendo essas as partes que mais trabalham com o combustível. Depois de um certo período danificando o bico e as velas, o combustível alterado pode prejudicar a sonda da lâmina e até o catalisador do veículo. Por último, mas não menos importante, o motor também fica vulnerável aos danos.
Acho que meu Combustível está Adulterado. O que fazer?
Se seu veículo está demonstrando sinais de mau funcionamento, realize uma Análise Química do combustível utilizado. Essa análise, que segue os padrões determinados pela ANP, irá avaliar todos os parâmetros citados e comprovar se houve ou não de fato a adulteração do combustível.
Caso esta seja comprovada, denuncie. É importante ter em mãos a nota fiscal do abastecimento no posto e também obter um laudo dos danos causados ao veículo COM A GENTE, elaborado por um perito judicial. Depois disso, basta registrar a denúncia formalmente pela ANP e pelo Procon.
Outra saída são as varas de pequenas causas, que atendem gratuitamente com ações de pequena monta, como é o caso.
Em relação ao veículo, é recomendado que este tenha seu tanque esvaziado e então a gasolina trocada. Um check-up geral em todas as partes do mesmo também é bem-vindo, para que se possa reparar os danos causados.
Saiba mais:
Conheça seus direitos ao abastecer com combustível adulterado
5 sinais de que o combustível é adulterado
https://autopapo.uol.com.br/noticia/5-sinais-de-que-o-combustivel-e-adulterado/